AdsTerra

banner

terça-feira, 14 de agosto de 2018

Bebês ganham banho terapêutico em hospital de Santa Rosa

Recém-nascidos internados na UTI Neonatal do Vida & Saúde recebem cuidados especiais

Maidi Jeske (E) acompanha o ofurô com o filho no Hospital Vida & Saúde | Foto: Felipe Dorneles / Especial / CP

Maidi Jeske (E) acompanha o ofurô com o filho no Hospital Vida & Saúde | Foto: Felipe Dorneles / Especial / CP

Recém-nascidos internados na UTI Neonatal do Hospital Vida & Saúde de Santa Rosa recebem uma série de cuidados especiais há alguns anos. Agora, a novidade implementada pela equipe multidisciplinar que atua na unidade é o ofurô, um banho terapêutico. Enfermeiras, fisioterapeutas e assistentes de Enfermagem preparam um espaço para que o bebê se sinta no útero materno. Em um balde específico, com higienização adequada, há controle de temperatura da água, ambiente e luminosidade, além de música adequada. “Seguramos o bebê e permitimos que ele se movimente na água, como se estivesse no ambiente uterino”, diz a fisioterapeuta Marluce Scherf. A prática, que dura de 10 a 15 minutos, não substitui o banho normal.

A enfermeira Patrícia Frizzo diz que esta ação deixa o bebê mais calmo, controlando a frequência cardíaca e respiratória e melhorando a circulação do sangue. “É importante também os pais acompanharem esse banho, já que, além dos benefícios, é uma ação de humanização”, destaca. A prática pode até agilizar a saída da criança da UTI para o quarto. Maidi Jeske, mãe do Lorenzo Gabriel, conta que o filho nasceu no período correto de gestação, mas com problema de adaptação na respiração. Ele já ganhou o primeiro banho terapêutico. “A equipe realiza ações além do tratamento com medicamentos. São atividade que deixam meu filho mais calmo e isso acaba me tranquilizando também.”

O ofurô faz parte de um conjunto de técnicas aplicadas na UTI. Uma rede de dormir e um polvo de lã são usados para levar conforto e humanização aos bebês.


Correio do Povo


Saldão do Debate: o centro estende o tapete para os radicais


Nenhum comentário:

Postar um comentário