AdsTerra

banner

terça-feira, 17 de julho de 2018

Santander, Caixa e BB lideram ranking de reclamações do Banco Central

15245960865adf7d76454ad_1524596086_3x2_rt.jpg

Falha no débito automático, divergências de valores e cobrança duplicada são maiores queixa

Brasília O Santander liderou o ranking de reclamações contra instituições financeiras no segundo trimestre, com mais de 4 milhões de clientes, informou hoje (16) o Banco Central (BC).

No segundo trimestre deste ano, o Banco Central (BC) recebeu 1.576 queixas consideradas procedentes contra o Santander, sendo a maioria delas relacionadas à “integridade, confiabilidade, segurança, sigilo ou legitimidade das operações e serviços, exceto as relacionadas a cartão de crédito, cartão de débito, internet banking e terminais de autoatendimento”, totalizando 426 casos.

Para fazer o ranking, as reclamações procedentes são divididas pelo número de clientes da instituição financeira que originou a demanda e multiplicadas por 1 milhão. Assim, é gerado um índice, que representa o número de reclamações da instituição financeira para cada grupo de 1 milhão de clientes. O resultado é, portanto, avaliado pela quantidade de clientes de cada instituição financeira. Com esse cálculo, o Santander ficou com índice 38,14. O conglomerado Santander tem 41,3 milhões de clientes.

Em segundo lugar, vem a Caixa com índice 27,68 e 2.475 reclamações. A Caixa tem mais de 89,4 milhões de clientes. O Banco do Brasil ficou em terceiro lugar com índice 20,85 e 1.301 reclamações. O BB tem cerca de 62,4 milhões de clientes.

Do total de 10.110 reclamações, a principal está relacionadas a situações como não realização de débito automático, divergências entre saques e depósitos, problemas com transações por falha humana, cobrança em duplicidade e alterações em investimentos, sem autorização. Foram relatados 1.656 casos nessa situação. Também foram registrados 1.390 casos de oferta ou prestação de informação a respeito de produtos e serviços de forma inadequada e 1.306 irregularidades relativas a integridade, confiabilidade, segurança, sigilo ou legitimidade das operações e serviços relacionados a cartões de crédito.

A insatisfação com serviços e produtos oferecidos por instituições financeiras pode ser registrada no BC e as reclamações ajudam na fiscalização e regulação do Sistema Financeiro Nacional. Quando a reclamação chega à autarquia, é encaminhada para a instituição financeira que tem prazo de 10 dias úteis (descontados sábados, domingos e feriados) para dar uma resposta, com cópia para o BC.

Entretanto, o BC recomenda que a reclamação seja registrada, primeiramente, nos locais onde o atendimento foi prestado ou no serviço de atendimento ao consumidor (SAC) da instituição financeira. Se o problema não for resolvido, o cidadão pode ainda recorrer à ouvidoria da instituição financeira, que terá prazo de até 10 dias úteis para apresentar resposta. Os clientes bancários também podem buscar atendimento no Procon e recorrer à Justiça.

OUTRO LADO

O Santander informou, por meio de nota, que "trabalha continuamente na melhoria dos seus processos, ofertas e atendimento, tornando-os mais simples e ágeis para garantir a satisfação dos consumidores com o banco".

A Caixa Econômica Federal informou que "valoriza a opinião dos clientes e a utiliza como subsídio para melhoria e modernização de todos os seus processos de atendimento”. O banco acrescentou que “revisa permanentemente seus serviços e produtos, priorizando a redução das reclamações e o aumento da solução em todos os canais, internos e externos”.

Também em nota, o Banco do Brasil afirmou que "adota constantemente ações de aprimoramento para que a melhora no atendimento e a adequação de nossos produtos e serviços repercutam na satisfação dos nossos clientes, e está trabalhando para retornar ao seu nível histórico nesse ranking, ficando fora das quatro primeiras posições".

"Com relação ao Ranking BC do trimestre, o BB esclarece que foi o menor em quantidade de demandas procedentes entre os maiores Bancos", acrescentou.

Fonte: Folha Online - 16/07/2018 e SOS Consumidor


Multa de trânsito pode ser parcelada no cartão de crédito
Multa de trânsito pode ser parcelada no cartão de crédito
Detran dos estados poderão decidir se aceitam ou não essa forma de pagamento São Paulo ...
Leia mais

STF suspende resolução sobre franquia e coparticipação em planos de saúde
STF suspende resolução sobre franquia e coparticipação em planos de saúde
OAB chama de abusivo o porcentual de 40% que os beneficiários dos planos de assistência à saúde poderão pagar Brasília ...
Leia mais

TJ-SP anula empréstimo consignado vendido por banco a idoso analfabeto
A 22ª Câmara de Direito Privado do Tribunal de Justiça de São Paulo anulou um contrato de empréstimo consignado assinado pelo Itaú BMG com ...
Leia mais

Supremo libera a volta do programa Internet para Todos
Projeto com satélite bilionário estava suspenso a pedido de provedor que contestava falta de licitação Brasília ...
Leia mais

Desvalorização de 10% do real levará inflação a 5% em 2019, afirma banco
Dólar forte encarece, matérias-primas que precisam ser importadas pela indústria São Paulo ...
Leia mais

Com crise e cortes na ciência, jovens doutores encaram o desemprego: 'Título não paga aluguel'
O estatístico Paulo Tadeu Oliveira, de 55 anos, defendeu seu doutorado na Universidade de São Paulo (USP) em agosto de 2008. Dez anos depois, ainda não conseguiu ...
Leia mais

Cliente de loja será indenizada por constrangimento após suspeita de furto infundada
A 2ª Câmara Civil do TJ confirmou sentença de comarca do oeste do Estado, que condenou supermercado a indenizar por danos morais, ...
Leia mais

Governo antecipa primeira parcela do 13º de aposentados e pensionistas
A parcela será paga em agosto junto com o benefício do mês Brasília - Aposentados e pensionistas do Instituto Nacional ...
Leia mais

Por que especialistas recomendam embrulhar chaves automáticas do carro em papel alumínio?
A tecnologia que permite a você destrancar seu carro a distância também traz um risco de roubo. O problema existe porque as chaves automáticas dos ...
Leia mais



Nenhum comentário:

Postar um comentário