AdsTerra

banner

domingo, 15 de julho de 2018

As farmácias no Brasil, por Lúcio Machado Borges*

Resultado de imagem para farmácias no rs

O brasileiro consome 30% do valor de medicamento que consome um americano. Como a expectativa de vida está aumentando, poder comprar os medicamentos adequados conforme a idade e os problemas correlacionados à saúde de cada cidadão, é sinônimo de qualidade de vida.

O ramo farmacêutico é bastante competitivo no Brasil. No entanto, ainda há espaço para crescer ainda mais. O grande desafio para uma farmácia é a gestão. A cada bairro, os produtos e a fachada da loja devem estar de acordo com o perfil de moradores de uma determinada região.

No Rio Grande do Sul, cerca de 30% dos produtos vendidos em farmácias é higiene e beleza. No entanto, em regiões mais pobres o consumo de produtos de higiene e beleza é bem menor. Por isso, é importante a gestão avaliar o perfil do consumidor de cada bairro, de cada região.

Em 2017, o ramo farmacêutico cresceu 7%. De 2009 a 2014, o ramo farmacêutico cresceu economicamente entre 7% a 10% ao ano. Um dos grandes desafios para o ramo farmacêutico é o excesso de burocracia e de alvarás, além de um excesso de tributos. Outro problema no Rio Grande do Sul é a “grenalização”, a cultura do caranguejo, o perfil marxista do povo gaúcho, muitas vezes acaba inviabilizando a expansão do mercado farmacêutico no estado

*Editor do site RS Notícias


Nenhum comentário:

Postar um comentário