AdsTerra

banner

terça-feira, 17 de julho de 2018

Ampliação do Hospital de Clínicas atinge 90% e término das obras não será antecipado

Trabalhos serão concluídos um ano depois do previsto

JOCIMAR FARINA

Clóvis Prates / DivulgaçãoDireção do hospital descarta liberar para uso alguma parte da obra antes do fim do anoClóvis Prates / Divulgação

As obras de ampliação do Hospital de Clínicas não serão mais concluídas em julho, como era a previsão divulgada em outubro do ano passado. Segundo o diretor-administrativo do hospital, Jorge Bajerski, não há possibilidade de antecipação e o cronograma agora prevê o término dos trabalhos para dezembro, um ano depois do previsto - contratualmente, o término das obras deveria ocorrer no fim de 2017.

— O atual momento da obra é principalmente de acabamentos e instalações. Podemos citar as seguintes atividades como as principais em execução no canteiro: instalações elétricas, de telefonia e rede de lógica. Acabamentos em forros, gesso e pintura. Sinalização de incêndio, comunicação visual, sistema de vigilância e paisagismo — diz Bajerski.

Em maio, as obras atingiram 87% de conclusão. A atividade está concentrada agora nos acabamentos como pintura, instalação elétrica e esquadrias.

LEIA MAIS

A direção do hospital descarta liberar alguma parte da obra antes do fim do ano. Quando a ampliação for finalizada, o hospital vai iniciar as etapas de busca do Habite-se, do Plano de Prevenção e Proteção contra Incêndios (PPCI) e Alvará de Funcionamento.

O mesmo vale para as áreas de estacionamento. Cada prédio conta com subsolo para vagas de veículos. Elas serão liberados para uso quando da liberação global do empreendimento.

A obra, que começou a ser realizada em junho de 2014 ao custo de R$ 397 milhões, ampliará em 70% a área física do hospital. Os dois anexos que estão sendo erguidos aumentarão a emergência do Clínicas de 1,7 mil metros quadrados para 5 mil metros quadrados. Serão 150 novos leitos de internação, o que poderá até triplicar a capacidade da emergência. Cada um dos novos prédios terá dois estacionamentos. Ao todo, serão 772 vagas contra as 180 vagas disponibilizadas antes da obra. O começo dos trabalhos foi suspenso por seis meses em razão dos questionamentos de entidades ambientais, que reclamavam do corte de 284 árvores no local.

Clóvis Prates / DivulgaçãoObras estão concentradas nos acabamentos como pintura, instalação elétrica e esquadriasClóvis Prates / Divulgação

Veja o andamento da obra descrito pelo hospital:

No Anexo I, iniciou-se a instalação de extintores e o serviço já se encontra finalizado em 85%, assim como a colocação das louças e metais nos sanitários do Anexo II. Na parte externa, segue a execução de passeios em basalto, alcançando 80% de sua conclusão nesse período. Também no Anexo I, o revestimento de parede em porcelanato foi concluído no 4º e 8º pavimentos. No 5º andar, o serviço alcançou 75% de execução. Ainda para este Anexo, destaca-se a instalação dos batentes dos elevadores em granito e a conclusão do brise metálico.

No Anexo II, por exemplo, a instalação de esquadrias de alumínio chegou próximo de 90%. Já a execução de bate-macas com corrimão foi concluída com ressalvas apenas para arremates finais.

Em ambos os prédios, segue a execução de pintura, variando de 30% a 80% do serviço finalizado. As luminárias do Anexo I estão 60% de instaladas, enquanto para o Anexo II a instalação ultrapassa 90%.


GaúchaZH






Nenhum comentário:

Postar um comentário