AdsTerra

banner

quarta-feira, 20 de junho de 2018

Feita às pressas, tabela de frete tem preços fora da realidade do mercado

por Natália Portinari

Captura de Tela 2018-06-19 a?s 22.46.10.png

Valores não levam em consideração condição de rodovias e tempo das operações

A tabela de fretes da ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres) traz preços que são mais do que o dobro do praticado no mercado, o que gerou críticas do agronegócio e da indústria.

Nas rotas mais curtas, porém, como a de fertilizantes de Paranaguá (PR) para Ponta Grossa (PR), a tabela tem valores até abaixo do comum.

"Não é transparente como foi calculado. Usam parâmetros operacionais, como se todo o mundo que transportasse granel tivesse a mesma velocidade, mesmo tempo de descarregamento, mesmo rendimento de combustível", diz Thiago Guilherme Péra, coordenador técnico do EsalqLog.

Os preços são menores do que a média que é cobrada hoje no trajeto do açúcar de Jaú (SP) para Santos (SP), e de soja de Jataí (GO) para São Simão (GO), segundo uma análise da instituição, vinculada à USP (Universidade de São Paulo).

Em 5 de 11 rotas de produtos agrícolas analisadas pela EsalqLog, porém, o tabelamento aumenta os preços.

Com isso, a tabela desconsidera vantagens que caminhoneiros obtêm com tecnologias mais eficientes, manutenção do veículo ou melhoras no pavimento que reduzem os preços de frete, o que acaba com os incentivos concorrenciais para melhorar o transporte.

"Se um terminal é mais rápido ou o pavimento é melhor, dá para fazer mais viagens ao longo do tempo e o custo fica menor", diz Péra. "Não faz sentido impor os mesmos valores para o Brasil todo."

O maior impacto da tabela sobre o mercado de grãos está nos fertilizantes, já que estes são trazidos normalmente no "frete retorno" —dos portos ao interior do país— pelo qual, usualmente, se cobra menos do que a ida ao porto.

A tabela cria uma equivalência entre o preço de ida e o da volta que não existe na prática. Por isso, para trazer fertilizantes do porto de Paranaguá (PR) a Sorriso (MT), por exemplo, o preço tabelado será 82% maior do que o praticado.

Já a indústria se queixa de que a tabela só contempla os cálculos com base no peso, quando alguns contratam caminhão pelo volume, como o setor de eletrodomésticos.

"Uma carreta pode aguentar 30 toneladas, mas vão caber só 200 geladeiras", diz José Jorge do Nascimento, presidente da Eletros, que representa o setor de eletroeletrônicos.

A Mallory, indústria de eletroportáteis em Maranguape (CE), já migrou suas cargas rumo ao Sudeste para o transporte hidroviário. O navio é 70% mais barato que a nova tabela, diz o diretor de operações da empresa, Alan Costa.

A ANTT publicou a tabela de preços mínimos em 30 de maio. No dia 7, após críticas do setor produtivo, foi substituída por uma segunda tabela; esta, por sua vez, desagradou aos caminhoneiros e foi revogada depois.

  A norma que está valendo é a primeira, segundo a ANTT. A constitucionalidade da medida provisória 832, que autorizou a criação da tabela, será julgada pelo STF (Supremo Tribunal Federal). Há uma audiência marcada para esta quarta-feira (20).

As falhas na tabela mostram que ela foi feita às pressas, diagnostica Bruno Werneck, sócio do Mattos Filho.

"Não foi feita a análise de impacto regulatório que a regulação da própria agência exige, nem uma audiência pública, como determinava a MP", diz Werneck.

Fonte: Folha Online - 19/06/2018 e SOS Consumidor



Copom Não Muda os Juros Por Enquanto
Copom Não Muda os Juros Por Enquanto
Mesmo com a volatilidade externa e riscos políticos Copom ainda não deve se mexer mas sim desatar as suas mãosDepois de surpreender ...
Leia mais

Justiça do trabalho na Bahia libera cobrança obrigatória de imposto sindical
Reforma acabou com desconto obrigatório; sindicato conseguiu repasse com ação O desembargador Renato Mário Simões, do ...
Leia mais

Visa estima que 5,2 milhões de pagamentos foram afetados por falha técnica
Empresa se desculpou e traçou um plano de compensações Londres A empresa de ...
Leia mais

Universitária deve ser indenizada em R$ 10 mil após ter diploma negado por estar com parcelas atrasadas
A Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA) e o Instituto de Desenvolvimento, Educação e Cultura do Ceará (IDECC) devem pagar, solidariamente, indenização ...
Leia mais

Concurso PF: ABERTAS inscrições para 500 vagas
Novo concurso da PF (Polícia Federal) tem oportunidades para agente, delegado, perito criminal, escrivão e papiloscopista. ...
Leia mais

Tesouro Direto volta a suspender negociação devido à turbulência do mercado
Nos últimos 32 dias, foram 31 suspensões, preocupando investidores que precisavam resgatar recursos ou que simplesmente assistem seus títulos se desvalorizarem
Leia mais

Justiça condena empresa por fazer frentista assumir crime ambiental
Rede de supermercados diz que buscará acordo com ex-funcionário O Carrefour foi condenado na Justiça do Trabalho por ter usado um funcionário ...
Leia mais


Porque deve usar uma landing page no seu negócio?


Blog Marketing Online - Marketing Digital/Monetização/Backlinks/SEO Uma landing page (ou página de destino) é uma página de entrada num site ou numa página criada especificamente para um determinado objetivo. Depois de carregar num determinado resultado do Google (ou de uma campanha) abre uma...
Click no título acima para continuar lendo o artigo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário