AdsTerra

banner

quarta-feira, 20 de junho de 2018

Ásia Central soviética–História virtual

Mapa da Ásia Central a mostrar os três países euroásiaticos da região.

A região Soviética da Ásia Central ocupa a área da Ásia Central, e foi administrada pela União Soviética de 1918 até 1991. Durante a época do Império Russo foi conhecida como o Turquestão Russo. Ao longo dos anos produziram-se várias mudanças administrativas nos anos 20 e 30.

Índice

Divisões administrativas

Divisões anteriores
RASS do Turquestão

Mapa de 1922 mostrando as RSSA do Turquestão e do Quirguistão.

A começos do século XVIII estabeleceu-se o Canato Cazaque. Durante este período as hordas cazaques combateram contra os dzungaros desde 1723 a 1730 com o consequente "Grande Desastre" da invasão dos territórios cazaques. Baixo a liderança de Abdul Khair Khan, estes ganharam as maiores contendas sobre os dzungaros no rio Bulanty em 1726 e a batalha de Anrakai em 1729. Durante o século XIX, o Império Russo começou a expandir-se até atingir a Ásia Central.

Durante a colonização anglo-russa criou-se um período conhecido como O Grande Jogo no que começou um conflito diplomático entre os britânicos e o Império Russo desde 1813 até 1907. Depois da Revolução russa de 1917, entraram numa segunda fase menos intensa. os zares controlavam a maior parte do território do que hoje se conhece como Cazaquistão e Quirguistão.

Depois da queda do Império Russo com a posterior revolução, seguiu a Guerra Civil Russa que durou desde 1918 até 1921. Depois do final da guerra criaram-se a União Soviética formadas por outras repúblicas com a Rússia como governo central e dominante. A RASS do Turquestão (num princípio como RSFS) foi criada a raiz do krai do Turquestão do anterior Império desde o 30 de abril de 1918 até o 27 de outubro de 1924. A sua capital era Tashkent com uma população próxima a 5 milhões de habitantes.

As forças iranianas e britânicas tentaram cercar Baku, RSS do Azerbaijão e o porto de Turkmenbashi, no Turquestão. Durante os próximos anos viveram-se sublevaciones antibolcheviques nas localidades de Bukhara, Khiva, Samarcanda, Kokand, Dushanbe e a antiga província da Transcaspia.

Em 1924 o Turquestão fragmentou-se em várias repúblicas: a RSS do Tajiquistão, o Turcomenistão, Uzbequistão e os óblast autónomos de Kara Kirguizia (atualmente parte do Quirguistão) e de Karakalpakia (atualmente parte do Uzbequistão).

RPS de Bucara

Bandeira da RPS de Bujára

Em março de 1918, os ativistas do Movimento Juvenil de Bucara informaram aos bolcheviques que estavam preparados para a revolução e que estavam à espera da libertação. O exército Vermelho entrou à cidade e exigiu ao emir Alim Khan que capitulara ante os cidadãos. De acordo com várias fontes russas, o emir respondeu com um massacre contra a delegação bolchevique, vários cidadãos de nacionalidade russa e de vários territórios próximos à república. A maioria dos bucaranos não apoiaram a invasão e os militares feridos transladaram-se a Tashkent.

No entanto, o emir sozinho obteve o apoio temporário dos seus cidadãos. À medida que a Guerra Civil avançava para o sul, Moscovo enviou reforços à Ásia Central e o 2 de setembro de 1920 o exército baixo as ordens do General Mikhail Frunze cercou a cidade. Depois de quatro dias de combate, a cidadela do emir foi destruída e no minarete de Kalyan se hasteou-se a bandeira soviética. Em consequência o emir viu-se obrigado a exiliar-se a Duchambé de onde partiu a Cábul, Afeganistão

Pouco depois da tomada de Bucara, uma pequena comunidade de Qingir contrária ao exército soviético autoproclamou-se independente, mas foram derrotados aos quatorze dias de cerco por parte dos bolcheviques russos e bucarenses. De imediato, a comunidade independente passou a fazer parte da República Comunista de Bucara.

O 8 de outubro de 1920 proclamou-se a República Popular do Bucarão baixo o governo de Faizullah Khoyaiev. Mas os contrários ao governo e fiéis ao derocado emir começaram uma revolta até que em 1922, a maior parte do território foi controlado pelas Basmachi. Iosif Stalin começou uma purga contra os insurgidos e mandou ao exílio à maior parte da população bucarense além de uma comunidade judaica que residia na república.

Anteriormente à fundação do Estado de Israel, a comunidade judaica bucara foi uma das mais isoladas do mundo.

Depois do estabelecimento do regulamento soviético de 1917 no território, a sociedade judaica viu-se prejudicada. Durante os 20 e 30, centenas de judeus viram-se obrigados a emigrar à Palestina depois de anos de perseguição política e repressão.

RPS e RSS da Corasmia

Bandeira da RPS de Corasmia

Em fevereiro de 1920 fundou-se a República Popular Soviética da Corasmia como sucessora do canato de Quiva e o 26 de abril declarara a independência. O 20 de outubro de 1923 passou a ser república socialista até o 17 de fevereiro de 1925, quando seu território foi dividido entre o Uzbequistão, Turcomenistão e o Óblast Autónomo de Karakalpakia como parte da reordenação do território centroasiatico de acordo com as nacionalidades.

Óblast Autónomo de Karakalpakia

O 19 de fevereiro de 1925 criou-se o Óblast Autónomo de Karakalpakia depois de separar o território étnico dos karakalpakos da RSSA do Turcomenistão e a RPS de Corasmia.

A região esteve ao princípio localizada na RSSA de Caquistão até que foi transferida para a Rússia desde o 20 de julho de 1930 até o 20 de março de 1932 enquanto ia atingindo o grau de República Socialista Soviética Autónoma de Karakalpakia. O 5 de dezembro de 1936 passou a fazer parte da RSS do Uzbequistão.

RSSA do Cazaquistão

A República Socialista Soviética Autónoma do Cazaquistão foi uma república autónoma da União Soviética. O 5 de dezembro de 1936 atingiu o grau de RSS do Cazaquistão.

Repúblicas Socialistas
RSS do Cazaquistão

Bandeira da RSS do Cazaquistão

A RSS do Cazaquistão fundou-se o 5 de dezembro de 1936. Num princípio foi denominada como RSSA de Quirguistão e foi parte da RSFS de Rússia. Entre o 15 e o 19 de 1925 foi renomeada a República Socialista Soviética. Durante os 50 e 60, os cidadãos soviéticos foram chamados a ir morar nas "terras virgens" do Cazaquistão. A afluente imigração para território kazajo (em especial russos e ucranianos além de outras etnias como os alemães do Volga e chechenos) fez que a variedade multiétnica superasse aos nativos.

Em 1924 mudaram as fronteiras das unidades políticas de Ásia Central junto com as linhagens étnicas da população determinado pelo Komissar das nacionalidades baixo o comando de Stalin. As repúblicas do Turquestão, de Bucara e de Corasmia ficaram abolidas e seus territórios ficaram divididos em cinco territórios que ao tempo seriam RSS, uma delas foi a RSS do Uzbequistão.

Almaty é a cidade mais densa com uma população de 1.226.000 habitantes (segundo o censo de 2005).[1] A população étnica divide-se num 43,6% de cazaques, 40,2% russos, 5,7% uigures, 2,1%tártaros, 1,8% coreanos, 1,7% ucranianos, 0,7% alemães.

Em 1820 fundou-se a localidade de Kyzylorda como fortaleza de Ak-Mechet (traduzido como "Mesquita branca"). A etimología de Kyzylorda provem do cazaque "Centro vermelho".

Em 1613 os cosacos fundaram Oral baixo o nome de Yaitsk pelo rio Yaik. Durante a Guerra Civil, a cidade esteve cercada. Actualmente sua população é de 210.600 habitantes com uma população composta por um 54% de russos, 34% de cazaques e o resto entre ucranianos e alemães.

RSS do Quirguistão

Bandeira da RSS do Quirguistão

A RSS do Quirguistão, com frequência conhecida como RSS da Kirguizia, foi uma das quinze repúblicas constituintes que formaram a União Soviética. O 14 de outubro de 1924 foi estabelecida como óblast autónomo da RSFS de Rússia baixo o nome de Kara Kirguizia. O 1 de fevereiro de 1926 continuava a fazer parte da Rússia como a RSSA do Quirguistão. Hoje em dia é um país independente localizado em plena Ásia Central.

O 5 de dezembro criou-se a República Socialista depois de separar do estado central durante as últimas fases da delimitação soviética.

Bisqueque é a capital e a localidade mais habitada com uma população próxima aos 900.000 habitantes segundo o censo de 2005. Em 1862, o Império russo destruiu a fortaleza local e começou a assentar a imigrantes russos. Depois de vários anos produzindo terrenos com solo negro por parte dos zares, os soviéticos tomaram o controle. Em 1926, a cidade passou a ser a capital e foi renomeada como Frunze em homenagem a Mikhail Frunze, considerado um herói da pátria e um dos mais próximos a Lenin até que em 1991 se declarou a independência e mudou de nome.

RSS do Tajiquistão

Bandeira da RSS do Tajiquistão

A RSS do Tajiquistão foi um dos novos estados criados dentro do Uzbequistão em 1924. Em 1929 separou-se do território uzbeque e recebeu o status de República Socialista. A localidade de Dusambé converteu-se numa importante região estratégica em frente ao Afeganistão.

O Tajiquistão tem três exclaves localizados no Vale de Fergana. O mais extenso é Vorukh, que ocupa um área dentre 95 a 130 km² e uma população aproximada entre 23 e 24.000 habitantes distribuídos em 17 municípios em onde a população tajique é de 95% em frente ao 5% que é quirguize, a região está localizada a 45 km ao sul de Isfara à direita do rio Karafshin, dentro de território quirguiz. Outro dos exclaves se encontra também dentro do Quirguistão e está assentado como uma pequena comunidade para perto de a estação férrea de Kairagach. O terceiro é a localidade de Sarvan, a qual inclui uma longa faixa de para perto de 15 km de longo por 1 km de largo junto à estrada que liga Angren com Kokand. O exclave é o único que se encontra em terrtorio uzbeque.

Em 1929, Dushanbe foi renomeada a Estalinabade por Josef Stalin até que em 1961, o então presidente Nikita Jruschev no processo de desestalinização devolveu o nome anterior à localidade. Os soviets implantaram um centro de produção e colheita de algodão e produção de seda e realojou a milhares de vizinhos por vários pontos da União Soviética. A população foi incrementando-se com imigrantes tajiques que emigraram de Bucara e Samarcanda. Anos mais tarde construir-se-iam a universidade e a Academia das Ciências do Tajiquistão. Em 1990 produziu-se uma rebelião nacionalista devido aos rumores que corriam de que o governo de Moscovo ia transladar várias centenas de refugiados arménios ao Tajiquistão. Tempo atrás teve grande presença militar durante a guerra do Afeganistão.

RSS do Turcomenistão

A RSS do Turcomenistão foi uma das 15 repúblicas constituintes da União Soviética. Num princípio foi estabelecida o 7 de agosto de 1921 como óblast da RSSA do Turquestão. O 13 de maio atingiu o grau de República Socialista e separou-se da União em 1991. Atualmente é um estado independente.

O PCT foi o Partido político que governou o país enquanto estava integrado dentro da União Soviética. Desde 1985 esteve dirigido por Saparmyrat Nyýazow, o qual em 1991 refundou o partido como PDT, afastado do ditame comunista, o qual é ilegal desde 1991 quando saiu da União.[2]

Asgabate tem uma população próxima de 695.300 (segundo o censo de 2001) e é a principalmente uma população de maioria turcomena, com minorias russas, arménias e azeris. Está localizada a 920 km de Mexed, Irão e as suas principais indústrias são o têxtil de algodão e as metalúrgicas.

Mary é a localidade mais antiga com uma população de 123.000 em 1999. É conhecida por seu museu regional e sua situação próxima à antiga cidade de Merv. Os tapetes da região estão consideradas de melhor qualidade que as persas.

RSS de Uzbequistão

Bandeira da RSS do Uzbequistão

Em 1924 as repúblicas do Quirguistão e do Uzbequistão ficaram divididas através do este do Vale de Fergana ao igual que os montes que os rodeavam. Em 1928 ainda pertencia o Tajiquistão ao Uzbequistão como República Autónoma até independizar-se junto ao área de Khodjent. O bloqueio do vale permitiu realizar rotas entre Samarcanda a Bucara, mas nenhuma dessas fronteiras tiveram tanto significado nos últimos anos da União Soviética.

Hata 1929 ambas nações estavam unidas, mas quando o Tajiquistão atingiu o status de RSS, separaram-se. Em 1930, a capital da RSS Uzbeka foi transladada de Samarcanda a Taskent. Em 1936 anexou-se a RASS de Karakalpakia quando fazia parte de Cazaquistão nos últimos trechos de fronteiras da União Soviética. Ao longo dos anos, várias partes de ambos territórios foram passando do território uzbeque ao cazaque e vice-versa após a Segunda Guerra Mundial. Durante os anos das grandes purgas de Stalin, mais de uma centena de chechenos, coreanos e tártaros da Crimeia foram exilados ao Uzbequistão.

Taskent começou a industrializar-se durante os anos 20 e 30, mas não foi até a II Guerra Mundial quando experimentou seu maior apogeu ao servir, as fábricas, de fornecimento para o exército soviético contra a invasão Nazista. A população cresceu de maneira vertiginosa devido às ondas de refugiados pela guerra que levou a incrementar a população a mais de 1 milhão de habitantes. O 26 de abril de 1966, Taskent foi destruída por um terramoto de 7,5 na escala Richter. Até a dissolução da União Soviética em 1991, foi a quarta cidade maior e o maior centro científico e de engenharia.

Como capital da nação, continuou sendo uma cidade próspera e sua população foi de 2,1 milhões de habitantes segundo o censo de 2006. Ainda que desde sua independência, também tem sido objetivo de actos terroristas atribuídos a insurgentes islâmicos apoiados por talibãs afegãos.

Samarcanda é uma das cidades mais antigas do mundo conhecida pela rota da seda que liga Europa com China. Em 1370, Tamerlão decidiu que a localidade fosse a capital de seu império, o qual se estendia desde Índia até Turquia. Apesar de ser a segunda cidade uzbeque, a maior parte de sua população são tajiques persofalantes. Durante a dinastia de Tamerlão construíram-se vários monumentos importantes entre o mundo muçulmano.

Rebeliões anticomunistas

Autonomia de Kokand

Bandeira autonómica de Kokand (1917-1918)

Kokand é uma localidade de Fergana, Uzbequistão, localizada ao sudoeste do Vale de Fergana a 228 km de Taskent. Em 1999 sua população era de 192.500 habitantes. A cidade é conhecida como a "Cidade do vento" e está a 409 msnm.

A zona é o ponto centrak das antigas rotas comerciais, duas das principais estradas estão dentro do vale na que uma leva a Taskent pelo noroeste e o outro a Khujand fazia o oeste.

Em 1876, o exército do Império russo, baixo as ordens de Mikhail Skobelev fizeram-se com o controle da cidade, e esta passou a fazer parte do Turquestão Russo. Depois da queda da monarquia, o governo provisório tentou manter o controle desde Taskent. Rapidamente foi tomada e a oposição islâmica local foram derrotados. Em abril de 1918, Taskent passou a ser a capital da RSSA do Turquestão, mas foi liberta por um governo provisório contrário à União Soviética que clamava a autonomia para o Turquestão (também conhecido como Autonomia de Kokand).

Autonomia do Alash

Bandeira do Alash. A autonomia foi declarada em 1917 e dissolveu-se em 1920

La Autonomía de Alash foi um estado fundado o 13 de dezembro de 1917 até o 26 de agosto de 1920 quando pasou a fazer parte do Cazaquistão. La capital estaba localizada en Semey

Durante os anos de livre autonomia da região, existiu um governo provisório cazaque conhecido como as Hordas de Alask liderados por Akhmet Baytursinuli, Alikhan Bokeikhanov e Mirjaqip Dulatuli entre outros.

O 17 de dezembro de 1917, o Partido de Alash proclamou a autonomia do povo cazaque. O partido político esteve formado por 25 membros dos quais 10 postos estiveram ocupados por pessoal não cazaque. Uma vez conseguido seu objetivo, formaram uma comissão especial de educação e estabeleceram milícias armadas como parte de seu exército.

Revolta Basmachi

As fronteiras territoriais de Khiva, Bucara e Kokand durante o Império Russo (1902-1903).

Em 1897 construiu-se um trecho de caminho-de-ferro que ligou Taskent e em 1906 finalizaram as obras ferroviárias que ligavam a Rússia europeia ao longo da estepe desde Oremburgo até a capital uzbeque. Esta linha permitiu o assentamento de muitos povos eslavos dentro do Turquestão, o qual resultou ser uma imigração em massa criada pelo Departamento de Imigração de San Petersburgo. O resultado da onda de imigrantes foi o desencadeante do descontentamento por parte da população local já que os recursos básicos (comida e água) poderiam escasear. Finalmente, em 1916 produziu-se uma revolta por causa do decreto que obrigava aos nativos a entrar em campos de trabalho militar quando dantes estavam isentos. Milhares de colonos foram assassinados e o Império Russo respondeu com represálias, em especial contra a população civil. A luta pelas terras e o água provocaram conflitos entre os cazaques e os colonos com o resultado de um ressentimento generalizado as políticas colonistas durante os últimos anos da Rússia zarista. Os cazaques atacaram várias aldeias russas e cosacas e massacraram à população. Os russos não duvidaram em responder da mesma maneira. As forças militares forçaram a para perto de 300.000 cazaques a exiliar-se às montanhas ou à China, mas ao ano seguinte, para perto de 80.000 regressaram a seu país e foram executados pelo exército do Zar. A ordem ainda não se restabeleceu quando em 1917 se produziu a Revolução de Fevereiro que resultou ser um dos capítulos mais sangrentos da história do Turquestán. Tanto os bolcheviques do Soviete de Taskent (em sua maioria: soldados russos e trabalhadores ferroviários) atacaram o movimento jadid em Kokand a princípios de 1918 causando 14.000 falecidos. A resistência da população local em frente aos bolcheviques durou até os anos 1920.

Durante a fome de 1921 a 1922, outro milhão de cazaques morreram de fome. Hoje em dia, estima-se que a população de Cazaquistão poderia ter atingido os 20 milhões de não se ter produzido tal massacre.[citação requerida]

Revolta Kengir

Durante o mandato de Stalin, construiu-se um campo de prisioneiros num gulag próximo a Kengir nas margens do rio Kengir no Cazaquistão central. Este acontecimento foi mencionado no livro de Aleksndr Solzhenitsyn: The Gulag Archipelago. A localização do campo esteve para perto de Dzhezkazgan. Em 1954 produziu-se uma revolta organizada por presos políticos, criminosos e outros prisioneiros.

Indústria

Petróleo e gás

Depois da II Guerra Mundial, o Governo Soviético fundou várias indústrias no Cazaquistão com instalações petrolíferas que abasteceram a região asiática central soviética durante vários anos. No Uzbequistão também se encontrou gás e no Turcomenistão ambos elementos.

A parte central da depressão geológica do Vale de Fergana e a geologia do terreno caracteriza-se por seu profundo e rocoso yacimiento dentre seis e sete km com sedimentos originários do pérmico-triásico. Alguns destes sedimentos se compõem de carbonatos marinhos e arcilla. A falta de anticlinais associados com a escassez de petróleo e gás natural descobriram-se em 52 campos pequenos.[3]

A província cazaque de Mangystau tem um área de 165.600 km² e uma população de 316.847 habitantes. É a região principal em produção de gás e petróleo. Em 1961 construiu-se a localidade de Aktau na península de Mangyshlak para os trabalhadores. Ao longo dos anos chegaram operários de todas partes de Rússia e Ucrânia especializados nas jazidas de petróleo e químicos. Os engenheiros, depois de vários dias de trabalho encontraram grande quantidade de cru e petróleo no área durante a época soviética e construíram um porto comercial no mar Caspio.

Desde 1964 até 1991, a cidade foi renomeada com o nome de Shevchenko em homenagem ao poeta ucraniano Taras Shevchenko, o qual foi deportado a uma localidade remota por suas crenças políticas. A temperatura média em janeiro é de -3º e em julho de 24º, quanto às precipitações anuais caem 150 mm. Em 2004, a população era de 154.500.

Metalurgia

Localização de Zhezkazgan

Durante os anos 70, o Cazaquistão começou a produzir refinarias de estanho e urânio. No sul do país também se levantaram outras de vanadio e cobalto. Durante essa década também se produziu urânio no Uzbequistão.

Em 1938 construiu-se a cidade de Dzhezkazgan junto a uns depósitos ricos em cobre. Em 1973, o complexo metalúrgico foi-se expandindo para o sudeste até que este estava pronto para seu transporte em qualquer parte. Outros metais extraídos e processados são o manganês, aço e ouro. Cerca do rio Kara-Kengir existe uma reserva e uma localidade com uma população próxima a 90 000 habitantes segundo o censo de 1999.

A área urbana inclui a localidade adjacente de Satpayev com uma população de 148 700 habitantes, dos quais, um 55 % são cazaques, um 30 % russos e o resto se divide entre ucranianos, alemães, chechenos e coreanos. O clima de Dzhezkazgan é continental de interior com temperaturas médias máximas de 24º em julho e mínimas de -16º em janeiro.

Atualmente a cidade é sede do conglomerado de cobre Kazakmys, companhia principal com filiais na China, Rússia, França e Reino Unido.

Betão

O betão foi a principal indústria nas cidades de Shymkent e Dushanbe no sul da região.

Hidroelétricas

A princípios dos anos 70, os sovietes começaram a construir estações de energia hidroeléctricas no este do Cazaquistão, Quirguistão e Tajiquistão como plano de desenvolvimento. As águas do rio Ili e do lago Balkhash estão considerados de vital importância económica para o Cazaquistão. A barragem hidroelétrica encontra-se em Kaptchagayskoye e o rio está diversificado para a irrigação agrícola e industrial.

Algodão

Os soviéticos começaram a cultivar algodão em Uzbequistão depois de aprovar a campanha das Terras Virgens e o uso em massa do agora seco mar de Aral, desértico pela irrigação durante os anos 50. Durante o período soviético construíram-se vários canais de regadío para regar os campos de algodões através do rio. Em consequência, o mar desapareceu. Atualmente, milhões de pessoas trabalham em tais assentamentos sem que fique claro que a situação possa melhorar.

Cosmódromo de Baikonur

O 2 de junho de 1955 construiu-se o cosmódromo de Baikonur durante a Guerra Fria como uma das bases de mísseis nucleares de longo alcance da região, mas acabou sendo usado para missões espaciais.

O 8 de junho de 2005, o Conselho da Federação Russa ratificou um acordo entre a Rússia e o Cazaquistão para dispor do cosmódromo até 2050.

Cultura, religião e etnicidade

Mapa étnico e linguístico de Ásia Central.

A maior parte da população são nómadas de origem túrquico ao igual que os cazaques ou turcofalantes assentados no Uzbequistão. Outros agricultores como os tajiques e os bucaros são iranios enquanto no Quirguistão existe uma importante comunidade mongol. Durante a época comunista, a comunidade eslava cresceu rapidamente na região chegando a ser o principal grupo étnico. A população eslava era ortodoxa enquanto o resto eram sunitas. Ao longo dos anos, o governo soviético expulsou vários grupos étnicos das suas terras, como os turcos do Meshketian e os alemães do Volga. Depois disso os bolcheviques procederam a fechar mesquitas e igrejas desde os anos 30 até que abandonarem a perseguição religiosa nos anos 80.

Referências

  1. Ir para cima↑ (en ruso) С начала года население Алматы увеличилось на 1,4% Gazeta.kz
  2. Ir para cima↑ Leftist Parties of Turkmenistan Leftist Parties of the World
  3. Ir para cima↑ Petroleum Potential of Fergana Intermontane Depression Internet Geology Newsletter

Referências

Ligações externas



Wikipédia


Nenhum comentário:

Postar um comentário