AdsTerra

banner

terça-feira, 29 de maio de 2018

Campos Elísios–História virtual


Campos Elísios, por Carlos Schwabe, 1903

Os Campos Elísios (em grego: Ἠλύσιον πέδιον, transl.: Ēlýsion pédion) é o paraíso na mitologia grega, um lugar do mundo dos mortos governado por Hades, oposto ao Tártaro (lugar de eterno tormento e sofrimento). Nos Campos Elísios, os homens virtuosos repousavam dignamente após a morte, rodeados por paisagens verdes e floridas, dançando e se divertindo noite e dia, descrição semelhante ao céu dos cristãos e muçulmanos. Neste lugar, só entram as almas dos heróis, santos, sacerdotes, poetas e deuses. As pessoas que residiam nos Campos Elísios tinham a oportunidade de regressar ao mundo dos vivos, coisa que só alguns conseguiam.

Em algumas versões, é cercado por um muro gigantesco, parecido com o muro das lamentações, para separá-lo do Tártaro. Certas versões obsoletas colocam o juiz Radamanto como um dos "protetores" dos Campos Elísios, e um de seus servos seria Cronos (anteriormente o líder dos titãs e pai de Zeus), um titã maligno e cruel. Mesmo assim, Cronos nunca incomodou ninguém no paraíso.

Lá, também, havia um vale por onde corria o rio Lete, o rio do esquecimento. Segundo algumas versões, seus habitantes ficavam ali por 1000 anos, até apagar-se tudo de terreno neles; depois disto, esqueciam de toda a sua vida (provavelmente bebendo do rio Lete) e reencarnavam ou realizavam metempsicose - reencarnar em animais.

Índice

Etimologia

Elísio é um nome obscuro e misterioso, que pode ter evoluído de uma descrição de um lugar ou pessoa atingido por um raio, ἐνηλύσιον (enêlýsion).[1]

Alguns estudiosos[quem?] também sugeriram que o Elísio grego pode ter origem no termo egípcio ialu (anteriormente iaru), que significava "juncos", numa referência específica aos "campos de junco" (em egípcio sekhet iaru/ialu), uma terra paradisíaca de fartura onde os mortos esperavam passar a eternidade.

Já estudiosos[quem?] da Bíblia também especularam que Elysion possa ter vindo de Elisá, que foi, de acordo com o Livro de Gênesis - 10.2, juntamente com seus irmãos Társis (Tartessos - Espanha ou Ásia Menor), Quitim (Chipre ou Itália) e Dodanim ou Rodanim (Rodes ou Macedônia), um dos filhos de Javã (Íon, mítico fundador dos jônicos) e um dos ancestrais dos gregos. Elisá, portanto, poderia ter sido venerado como um deus por seus primeiros descendentes.

Ver também

Referências

  1. Ir para cima↑ Burkert 1985 p. 198.

Fontes

Dicionário de Mitologia Greco-Romana, 1973, Abril Cultural, São Paulo.


ve

Mitologia grega

Deuses(as) primordiais

Titãs

Segunda geração de Titãs

Deuses(as) Olímpicos(as)

Deuses(as) menores

Deuses(as) aquáticos(as)

Outros(as) imortais

Semideuses(as)

Raças

Mortais

Heróis

Musas

Amazonas

Oceânides

Lugares

Pitonisas e Sibilas

Episódios

Mundo inferior



Nenhum comentário:

Postar um comentário